Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

10 de Dezembro de 2015

Cartório de Manaus já emitiu dez certidões de nascimento contendo número do CPF

O serviço começou a ser oferecido este mês, em apenas um cartório da capital que está habilitado a emitir o documento no novo formato

Manaus - Dez certidões de nascimento já foram emitidas com número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), em Manaus. O serviço começou a ser oferecido este mês, em apenas um cartório da capital que está habilitado a emitir o documento no novo formato.

O cartório-piloto é o 8º Ofício de Registro Civil de Pessoas Naturais, que fica na Avenida Constantino Nery, zona centro-sul da cidade. O cartório informa os dados da criança a ser registrada pelo sistema online e, imediatamente, o número do CPF será repassado e impresso na certidão, sem nenhum custo.

Para a tabeliã Juliana Follmer, a mudança facilita o acesso aos serviços públicos e privados. “Os tempos mudaram. Quando o pai tem o CPF do filho, ele já inclui no plano de saúde, em um programa assistencial. É um procedimento que facilita a vida”, avaliou, destacando que que  não será possível emitir uma nova via do Registro de Nascimento, com CPF, caso o bebê já tenha sido registrado na maternidade.

Para o tecnólogo em construção naval Pablo Santana, o plano de abrir uma poupança para a filha vai ser tornar mais fácil depois do novo formato do documento.

O Amazonas é o primeiro Estado da Região Norte a emitir certidões de nascimento já com o número do CPF. A emissão da certidão é gratuita, fica pronta na hora e necessita apenas do número do RG e CPF dos pais e o documento da maternidade atestando o nascimento, conforme Follmer.


Fonte: D24am

Confira Também