Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

18 de Setembro de 2019

Arpen/BA - Diretora da Arpen Bahia lança Manual Prático do Registrador Civil

Fonte: Arpen/BA

A diretora da Arpen-Bahia Gracielle Veloso, registradora civil, RCPN de Uruçuca lançou o Manual Prático do Registrador Civil. A obra oferece o conhecimento prático sobre o Registro Civil das Pessoas Naturais, dando maior compreensão sobre os atos cartoriais, ligados aos nascimentos, casamentos e óbitos.

A ideia sobre a criação do Manual surgiu em 2012, quando a registradora civil ministrava um curso de atualização, no estado do Espírito Santo para registradores civis, escreventes e funcionários de cartório e foi constatada a ausência de literaturas sobre o tema. “As existentes tinham apenas repetições de artigos da lei. Diante disso, notei a necessidade de criar um manual, direcionado ao registro civil com uma linguagem que fosse acessível a todos”, contou.

À época, Veloso editou por conta própria, cadastrando-se na Agência Brasileira do ISBN, da Biblioteca Nacional. Mas, diante da demanda, houve a perspectiva de a obra ser relançada com uma edição revisada e ampliada, dessa vez pela editora Juruá.

“Está sendo muito gratificante ver a aceitação das pessoas e a procura pelo Manual. Acredito que eu consegui transmitir o que tenho aprendido nesses 17 anos de experiência, referente à prática cartorária”, enfatizou.

O Manual compreende quatro capítulos: o primeiro retrata o Registro Civil das Pessoas Naturais; o segundo refere-se aos nascimentos; o terceiro, pertine ao casamento; e, finalmente, o quarto trata do óbito.

Veloso abre a expectativa de que um segundo volume da obra seja lançado em breve, com mais informações relacionadas aos atos de averbações, anotações, comunicações e Livro E e novidades sobre o Registro Civil.


Fonte: Arpen/BA

Confira Também