Nos acompanhe através das redes socias

Boletim Informativo

Para manter-se atualizado, cadastre seu e-mail e receba os nossos informativos periódicos!

31 de Janeiro de 2020

Clipping – CBN Curitiba - No Paraná, 291 pessoas já mudaram nome e gênero nos cartórios

Fonte: CBN Curitiba

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu o direito de transgêneros e transexuais poderem mudar o nome e o gênero nos documentos de identificação, quase 300 pessoas já fizeram a mudança nos Cartórios de Registro Civil do Paraná. Em todo o Brasil, são 6.086 procedimentos realizados.

Há quase dois anos, é possível fazer a alteração de nome e gênero sem necessidade de cirurgia de mudança de sexo e de autorização judicial. Basta que a pessoa vá até o Cartório e solicite a alteração.

Para Elisabete Regina Vedovatto, presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), a rapidez e menor burocracia para a mudança no documento dessas pessoas é algo justo, uma vez que elas merecem ser conhecidas da forma que quiserem.

A presidente do Irpen/PR também lembra que não precisar fazer nenhum tipo de cirurgia para conseguir fazer a mudança no documento é importante, pois, muitos não querem mudar o corpo, mas sim, o tratamento.

Para realizar o processo de alteração de gênero e nome nos Cartórios de Registro Civil é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais e comprovante de endereço. Além disso, também é feita uma entrevista com o oficial de registro.

Ouça as sonoras da Presidente:

Parte 1

Parte 2


Fonte: CBN Curitiba

Confira Também